Tens ou estás a pensar comprar um carro elétrico e queres saber como o podes carregar? Chegaste ao sítio certo: ao longo deste guia vamos explicar-te como funcionam tanto as soluções domésticas de carregamento como os postos públicos espalhados pelo país.

Mesmo que os conceitos de potência elétrica, corrente monofásica ou trifásica e vida útil de uma bateria te pareçam complicados, tudo ficará claro depois de leres este guia.

Vais ficar também a conhecer a Livo, a empresa do grupo Ageas Seguros que te pode ajudar a instalar uma estação de carregamento doméstico em tua casa.

 


 

3 soluções para carregar o carro em casa

Basicamente existem três soluções diferentes para carregar o seu carro em casa:

 

 

Velocidade de carregamento

Segurança

Potência

Corrente

Tomada tradicional

Lenta

Baixa

2,3 kW

Monofásica

Tomada reforçada

Intermédia

Intermédia

3,7 kW

Monofásica

Estação de carregamento

Rápida*

Alta

até 22 kW

Monofásica ou Trifásica

*Corresponde a um carregamento “normal” num posto de carregamento público

 

Tomada tradicional

Para fazer um carregamento em tomada tradicional basta ligar o carregador do carro, que por norma é incluído aquando da venda do veículo. No entanto, este é o método menos seguro de todos e deve ser usado apenas de forma esporádica.

 

Tomada reforçada

Uma tomada reforçada não é muito diferente de uma tomada tradicional, mas é mais potente e segura que uma tomada tradicional, permitindo-lhe carregar o seu carro de forma mais rápida..

 

Estação de carregamento

As estações de carregamento domésticas são a solução de carregamento mais rápida e segura para ter em sua casa. Neste caso, em vez de recorreres ao carregador do carro que vem com o veículo, vais usar um cabo para carregamentos acelerados, destinado especificamente às estações de carregamento. As estações de carregamento devem ser instaladas por especialistas e a Livo pode ajudar-te ao longo de todo o processo.

 


 

Quais as diferenças entre os diferentes tipos de cabo de carregamento?

Existem dois tipos de cabos de carregamento:

  • Tipo 1 (5 pinos)
  • Tipo 2 (7 pinos)

 

Todos os carros mais recentes (posteriores a 2018) serão à partida carregados através de um cabo tipo 2, já que as normas europeias assim o estipulam. Os cabos de tipo 1 são mais usados fora da Europa – apenas os carros vendidos dentro da UE antes de 2018 poderão ter este tipo de conexão.

 


 

Sistema Monofásico vs Trifásico: Entende as diferenças

O sistema monofásico é o mais comum nas instalações elétricas residenciais, enquanto a instalação trifásica – que suporta potências superiores – é mais frequente em prédios comerciais ou edifícios industriais.

No entanto, há um número crescente de casas modernas em que já são feitas instalações trifásicas de raiz, precisamente para permitir o carregamento mais rápido dos carros elétricos.

As estações de carregamento domésticas podem funcionar tanto em sistema monofásico como trifásico. Mas apenas o sistema trifásico permite atingir a potência máxima de carregamento.

 


 

Cuidados a ter ao carregar um carro elétrico

Existem alguns cuidados que deves ter no carregamento do teu carro, de forma a prolongares a vida útil da bateria:

  • Evita descarregar a bateria totalmente: o ideal é que a carga nunca esteja abaixo dos 20%.
  • Carrega a bateria até ao máximo (100%) apenas em carregamentos lentos. Nos carregamentos rápidos ou ultra-rápidos dos postos públicos é recomendável não ultrapassar os 80%.
  • Não utilizes extensões elétricas nos carregamentos domésticos
  • Recorre aos carregamentos rápidos e ultra-rápidos dos postos públicos de forma esporádica. Dá preferência aos carregamentos mais lentos, que preservam a vida útil da bateria.

 

Para além das questões relacionadas com a vida útil da tua bateria, também deves ter atenção ao aspeto económico. Nos carregamentos em postos públicos, o preço tende a ser maior em função da potência fornecida, mas é possível que estejas a recorrer a um posto de carregamento com uma potência superior àquela que é suportada pelo teu carro – e portanto a gastar dinheiro escusadamente, uma vez que poderás ter uma despesa maior mas o tempo de carregamento é o mesmo. Assim, não te esqueças de verificar a potência suportada pelo teu carro  e carrega o teu carro em conformidade.

 


 

Fora de casa: Postos de carregamento público

Os postos de carregamento público permitem fazer carregamentos cada vez mais rápidos, suportando já potências acima dos 150 kWh – ainda que devam ser usados de forma criteriosa, como vimos na secção anterior.

Estes são os tipos de postos de carregamento que pode encontrar em Portugal:

  • Posto de carregamento normal (PCN): até 22 kWh (equivalente às estações de carregamento doméstico)
  • Posto de carregamento rápido (PCR): até 50 kWh
  • Posto de carregamento super rápido (PCSR): entre 50 kWh e 150 kWh
  • Posto de carregamento ultra-rápido (PCUR): acima de 150 kWh

 

Existem vários mapas que te mostram a localização e potência dos vários postos de carregamento públicos. A partir daí poderás escolher o que melhor se adequa ao que procuras em função da localização, potência, tempo que tens disponível e autonomia de que precisas até ao destino.

 


 

Livo: Estações de carregamento doméstico sem complicações

Se estás a pensar instalar uma estação de carregamento doméstico em tua casa, podes sempre falar connosco para esclarecer todas as tuas dúvidas. Não só te podemos ajudar a perceber se a estação de carregamento doméstico é um bom investimento com base nos teus hábitos e perfil de carregamento, como podemos tratar de todo o processo de instalação por ti.

A Livo oferece também a grande vantagem de te poder fornecer uma solução integrada, incluindo painéis solares e baterias, no caso de quereres aproveitar a exposição solar de tua casa para poupar nos carregamentos do carro.