Aquecer as casas portuguesas é um problema que aflige muita gente: apesar do clima ameno, Portugal tem um parque habitacional de pouca qualidade, que faz com que os invernos sejam muitas vezes penosos.
Ao longo deste guia vais poder conhecer algumas das melhores formas de aquecer a tua casa de forma económica no inverno, incluindo melhorias estruturais e dicas para soluções de recurso – quando não existe muita capacidade de investimento.
Na Livo, podes pedir o teu orçamento em formato digital, de forma simplificada, tanto para instalares janelas eficientes como para painéis solares – tornando assim a tua casa mais confortável, económica e sustentável.
A importância de um isolamento eficiente
Portugal continua a registar a percentagem mais alta de pobreza energética em toda a União Europeia: 20,8% das pessoas a viver em Portugal em 2023 não conseguiam manter a sua casa aquecida no inverno. E um dos principais motivos a explicar esta taxa tão elevada são os problemas estruturais de muitas habitações, construídas com materiais que não contribuem para um isolamento térmico eficiente.
A importância da qualidade das janelas para manter o conforto térmico dentro de casa é hoje cada vez mais reconhecida: a instalação de janelas eficientes é um investimento com retorno assegurado, já que permite manter a temperatura interior num nível confortável, com pouco ou nenhum recurso a dispositivos de aquecimento. Assim, o custo inicial destas janelas acaba por ser diluído rapidamente ao reduzir o consumo de eletricidade.
Assim, tem sempre muita atenção ao isolamento da tua casa: muitas vezes o barato sai caro e poupar ao escolher materiais de baixa qualidade acaba por trazer mais custos no longo prazo. Janelas de qualidade, com bons caixilhos e vidros duplos ou triplos, por outro lado, contribuem de forma decisiva para o conforto térmico, para além de valorizarem a casa.
Equipamentos para aquecer a casa de forma económica
Determinar a forma mais eficiente de aquecer uma casa implica sempre conhecer as características do imóvel e o uso que dee é feita pelos seus moradores. Ainda assim, de forma geral, as formas mais eficientes de aquecer uma casa (excluindo os materiais e isolamento térmico da própria casa) são, por esta ordem: ar condicionado, salamandra a pellets e termoventilador.
Os aquecedores portáteis só são uma boa opção se não for mesmo possível instalar uma opção mais eficiente ou como solução de recurso: este tipo de equipamento requer um investimento inicial relativamente reduzido, mas consome mais energia e aumenta a fatura de eletricidade no longo prazo. De qualquer forma, caso tenha que recorrer a um aquecedor portátil, os termoventiladores são a opção mais económica seguidos dos convectores.
Aquecer a casa com bomba de calor
As bombas de calor podem servir para aquecer a temperatura interior de uma casa, para aquecer a água ou combinar as duas funções em simultâneo.
As bombas de calor mais conhecidas são provavelmente os sistemas de ar condicionado, que já mencionámos anteriormente como uma das formas mais eficazes de aquecimento. As bombas de calor transportam energia, graças ao ciclo de refrigeração, sendo por isso particularmente eficientes.
Aquecer a casa com recurso à energia do sol
Em Portugal temos a sorte de ter muitos dias soalheiros e tirar partido deste recurso natural abundante pode ser uma excelente forma de aquecer a casa, sem gastar dinheiro. Se a tua casa tiver uma boa exposição solar e levantares os estores ou outros elementos que o possam bloquear a luz durante o dia, a tua casa vai aquecer naturalmente nos dias de sol de inverno – e não estará tão fria quando chegar a noite.
Às vezes as melhores soluções são as mais simples e o poder de aquecimento do sol em dias de inverno é particularmente notório nas casas com janelas viradas para sul.
Outra forma de aquecer a casa graças à energia do sol é instalares painéis solares – algo que é cada vez mais simples, como veremos em seguida.
Painéis solares para aquecer a casa
Precisamente por Portugal ter tantas horas de exposição solar, há cada vez mais pessoas a instalar painéis solares nas suas casas.
Este crescimento da energia solar também é potenciado pela evolução tecnológica dos painéis solares – cada vez mais acessíveis – bem como pelos modelos de venda flexíveis. Empresas como a Livo permitem comprar painéis solares mas também aceder a eles através de modelos de subscrição, sem necessidade de investimento inicial.
Os painéis solares podem gerar-te poupanças de até 50% da tua fatura de eletricidade mensal – ou mesmo 80% se também instalares coletores solares. Desta forma tiras ainda mais partido da energia solar, aquecendo a tua casa de forma sustentável e económica.
Livo: Casas sustentáveis de forma simplificada
Na Livo simplificamos o conforto e a sustentabilidade da tua casa: basta preencheres um dos nossos formulários digitais para receberes um orçamento sem compromisso para instalares janelas eficientes ou painéis solares na tua casa.
Contamos com uma equipa de consultores especializados que analisam as características da propriedade bem como o perfil energético do teu agregado, de forma a sugerirem as soluções mais eficientes em função de cada situação específica.
Podes pedir um orçamento para janelas eficientes, que vão manter a tua casa quente no inverno e fresca no verão, ao mesmo tempo que valorizam o imóvel. Ou avaliar os benefícios dos painéis solares para perceber se compensa instalar este tipo de tecnologia face à localização e exposição solar da tua casa.
Diz adeus aos orçamentos pouco transparentes e condições duvidosas: na Livo trabalhamos com as melhores empresas do mercado para garantir que tudo corre de acordo com as tuas expectativas.